Candidatos para Seções de Saúde e Câmara (CAAQ-CT/S)







Enfermeiro, Técnico em Enfermagem ou Auxiliar de Saúde, profissional com experiência na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou com curso de formação nas seguintes funções mencionadas acima, podem trabalhar nessas funções embarcados desde que façam o curso de adaptação para aquaviários (CAAQ-CT/S) - é uma condição obrigatória para profissionais que trabalham na Seção de Saúde (enfermaria) embarcados, ou seja, que prestarão serviços de saúde à tripulação da embarcação.
Cozinheiro, Taifeiro e Garçom, profissional com experiência na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou com curso de qualificação profissional nessas áreas, ou cursos afins de camareira ou arrumador e com ensino fundamental completo, podem trabalhar nessas funções embarcados desde que façam o curso de adaptação para aquaviários (CAAQ-CT/S) - é uma condição obrigatória para profissionais que trabalham na Seção de Câmara (cozinha) e prestarão serviços de cozinha, limpeza e arrumação nas embarcações marítimas, servindo a tripulação.
Os candidatos ao curso de adaptação de aquaviários (CAAQ-CT/S) devem ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a), maior de 18 anos de idade, até o dia da inscrição; Não há limite de idade para realização dos cursos de adaptação de aquaviários.

Propósito do curso:

Destina-se a habilitar o aluno para as competências e habilidades exigidas para as categorias Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAA), da Seção de Câmara, Enfermeiro (ENF) ou Auxiliar de Saúde (ASA), da Seção de Saúde, do 1º Grupo – Marítimos ou do 2º Grupo - Fluviários.

Para obter o direito de fazer os cursos gratuitamente pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o candidato deve passar pelo processo seletivo que destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento das vagas nos cursos.
*O processo seletivo não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha do Brasil (MB) ou qualquer órgão público, e visa, apenas, definir a classificação do candidato à luz do número de vagas estabelecido ao curso, e tais cursos destinam-se somente habilitar trabalhadores para exercerem funções em empresas privadas de navegação.
Todos os candidatos inscritos serão submetidos a uma prova escrita eliminatória*, em nível do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e de Matemática.

Os exames de seleção das provas anteriores podem ser obtidas em nossa página inicial, para efeitos de conhecer como a banca examinadora do concurso elabora as provas, para aprimorar os estudos, saber como as questões são aplicadas de acordo com as matérias e disciplinas pedidas pela banca, e para realizar simulados com as provas anteriores prestadas nos últimos anos, tais exames de seleção anteriores podem ser disponibilizados aqui em nossa página da internet- são 15 EXAMES DE SELEÇÃO COM 600 QUESTÕES, os exames serão essenciais para estar entre os aprovados.
Inicie os estudos, além das provas anteriores o candidato pode contar também com uma apostila de estudo preparatória para os exames de seleção do CAAQ-CT/S, chamada APOSTILA DE ESTUDO CFAQ que pode ser adquirida através de nossa página na internet, direcione seus estudos para aquilo que realmente cai no concurso e garanta sua aprovação com nosso material de estudo.  

Como posso fazer inscrição no curso de adaptação de aquaviários?

O candidato deverá comparecer a Capitania dos Portos; ou Delegacia da Capitania dos Portos; ou Agência da Capitania dos Portos mais próxima de sua cidade, esses locais são os Órgãos de Execução (OE) da Marinha do Brasil- lá o candidato receberá uma ficha de inscrição para preencher e anexar os documentos exigidos. Veja os endereços e telefones dos locais de inscrições nos cursos CAAQ-CT/S nos tópicos da nossa página inicial.  

O conteúdo programático Língua Portuguesa e Matemática do exame de seleção do curso de adaptação de aquaviários pode ser estudado pela Apostila de Estudo CFAQ.
Prepare-se melhor para o processo seletivo CAAQ-CT/S realizando simulados com provas anteriores do concurso.
Todo esse material de estudo pode ser adquirido através da nossa página na internet.