Locais de inscrições nos cursos de 2019 | Veja aqui os locais


Programação dos Cursos Aquaviários
PREPOM- Aquaviários 2019




Serão realizados os seguintes cursos aquaviários em 2019:

CFAQ-I C-  Curso de Moço de Convés;

CFAQ-I M-  Curso de Moço de Máquinas;

CFAQ-I C/M- 
Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (para este curso o interessado deve possuir escolaridade mínima do 6° ano do ensino fundamental);

CAAQ-CT/S- Curso de Adaptação Aquaviário para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde, Cozinheiro, Taifeiro e Garçom;

CFAQ-II C N3- Marinheiro Fluvial de Convés;

CFAQ-II M N3- Marinheiro Fluvial de Máquinas;

Para adquirir o material preparatório: Apostila de Estudo CFAQ e Exames de Seleção Anteriores dos Concursos para estudo e simulados, solicite aqui através da nossa página inicial ou acima nos tópicos informativos.  

ORIENTAÇÕES PASSO A PASSO PARA CONSULTAR O PREPOM 2019

Como consultar os cursos do Programa de Ensino Profissional Marítimo PREPOM 2019?

Veja os locais de realização dos cursos nos estados do Brasil, períodos de inscrições, de início e término e o número de vagas oferecidas nos cursos, acessando abaixo o link do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM), e consultando em Programação dos Cursos- Anexo A- após página 155.
Observação:
Anexo A4- CAAQ-CT/S
Anexo A6- CFAQ-I C e CFAQ-I C/M
Anexo A9- CFAQ-I M e CFAQ-II C N3
Anexo A20- CFAQ-II M N3
P.S.: Veja consultando pelas siglas em preto acima que correspondem ao tipo de curso oferecido.
Exemplos: A sigla CFAQ-I C corresponde ao curso Moço de Convés, a sigla CAAQ-CT/S  corresponde ao curso para Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde, Cozinheiro, Taifeiro e Garçom. 
Os cursos serão oferecidos gratuitamente pelos Órgãos de Execução (OE) da Marinha do Brasil- Capitania dos Portos, Capitania Fluvial, Delegacia da Capitania dos Portos, Delegacia Fluvial, Agência da Capitania dos Portos e Agência Fluvial. As inscrições dos candidatos serão realizadas nas devidas OE onde serão oferecidos os cursos.

Como posso fazer inscrição em um Curso de Formação de Aquaviários?

O candidato deverá comparecer a Capitania dos Portos ou Fluvial; ou Delegacia da Capitania dos Portos ou Fluvial, ou Agência da Capitania dos Portos ou Fluvial, esses locais são os Órgãos de Execução (OE) da Marinha do Brasil- as inscrições são feitas diretamente (presencialmente) pelo candidato, lá o candidato receberá uma ficha de inscrição para preencher e anexar os documentos exigidos. Após o aluno concluir o curso ele receberá da Marinha do Brasil a CIR (Caderneta de Inscrição e Registro) de profissional aquaviário. Candidatos fora da sede podem fazer inscrições em outras cidades, para tal consulte a OE de interesse. Disponibilizamos nos tópicos informativos da nossa página os endereços e telefones das OE onde são oferecidos os cursos de profissional  aquaviário. 

Consulte também requisitos para fazer os cursos nas páginas do PREPOM:

CAAQ-CT/S- Página 1 do PREPOM
CFAQ-I C- Página 129 do PREPOM
CFAQ-I M- Página 134 do PREPOM
CFAQ-II C N3- Página 140 do PREPOM
CFAQ-II M N3- Página 144 do PREPOM
CFAQ-I C/M- Página 132 do PREPOM


Acesse o Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) pelo link:



Para mais informações sobre os cursos de profissional aquaviário, acesse nosso tópico informativo na parte superior da página, ou nossa página inicial, havendo dúvidas entre em contato com a gente, pelo Fale Conosco.
Colocamos à disposição nos tópicos informativos: Telefones e Endereços das OE onde são oferecidos cursos de profissional aquaviário- Capitanias, Delegacias e Agências.
*Profissionais e estudantes das áreas de saúde, hotelaria e cozinha, para mais informações sobre o curso CAAQ-CT/S consulte o tópico informativo "candidatos para seções de saúde e câmara".
Para obter o direito de fazer os cursos gratuitamente pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o candidato deve passar pelo processo seletivo* que destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento das vagas nos cursos.
Os cursos aquaviários podem ser feitos por pessoas de ambos os sexos e não há limite de idade para realizar os cursos. 
*O processo seletivo não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha do Brasil ou qualquer órgão público, e visa, apenas, definir a classificação do candidato à luz do número de vagas estabelecidas aos cursos, e tais cursos destinam-se somente habilitar trabalhadores em profissionais aquaviários para exercerem funções em empresas privadas nos setores da navegação e petróleo offshore.

Bons estudos!
Abraços,
Atenciosamente,
Equipe,
ARIAN Consultoria Marítima e Offshore Ltda.