Requisitos para ser Marítimo



Para ser Marítimo e trabalhar em embarcações marítimas comerciais, embarcações de transporte de passageiros, navios tanque para o transporte de líquidos a granel, navios petroleiros, plataformas de exploração, perfuração e produção de petróleo, é necessário fazer o Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ) ou optar em fazer o Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas e Náutica (ASOM/N), neste caso específico, se possuir o ensino superior completo.
Aos cursos de formação de oficiais EFOMM é preciso ter entre 17 anos de idade e 23 anos de idade e possuir ensino médio completo.
Para Inscrição nos cursos Moço de Convés e Moço de Máquina é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e ensino fundamental completo, esses profissionais são os iniciantes na carreira marítima, cuja carreira podem atingir as categorias Segundo Oficial de Náutica e Segundo Oficial de Máquina respectivamente. Não há limite de idade para realização dos cursos de Moço de Convés e Máquina.
Para Inscrição nos cursos Marinheiro Auxiliar de Convés Marinheiro Auxiliar de Máquina é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e o interessado deve possuir escolaridade mínima do 6° ano do ensino fundamental. Não há limite de idade para realização dos cursos de Marinheiro Auxiliar de Convés e Máquina.
Para Inscrição nos cursos Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquina é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e ensino fundamental completo, esses profissionais são os iniciantes na carreira de fluviários, cuja carreira podem atingir as categorias Segundo Oficial de Náutica e Segundo Oficial de Máquina respectivamente. Não há limite de idade para realização dos cursos de Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquina.

Como posso fazer inscrição em um Curso de Formação de Aquaviários?

O candidato deverá comparecer a Capitania dos Portos; ou Delegacia da Capitania dos Portos; ou Agência da Capitania dos Portos mais próxima de sua cidade, esses locais são os Órgãos de Execução (OE) da Marinha do Brasil- lá o candidato receberá uma ficha de inscrição para preencher e anexar os documentos exigidos. Disponibilizamos nos tópicos informativos em nossa página os endereços e telefones das OE onde são oferecidos os cursos aquaviários.
Os cursos de formação de aquaviários do CFAQ, ASOM/N e EFOMM são realizados todos os anos.
Para obter o direito de fazer os cursos gratuitamente pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o candidato deve passar pelo processo seletivo* que destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento das vagas nos cursos.
Os cursos EFOMM, ASOM/N e CFAQ podem ser feitos por pessoas de ambos os sexos.
*O processo seletivo não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha do Brasil (MB) ou qualquer órgão público, e visa, apenas, definir a classificação do candidato à luz do número de vaga estabelecido ao curso, e tais cursos destinam-se somente habilitar trabalhadores para exercerem funções em empresas privadas de navegação.
 
Estude desde agora

A preparação antecipada é fundamental para quem quer ser bem-sucedido no processo seletivo do CFAQ, ASOM/N e EFOMM. Não é preciso esperar a divulgação dos editais para iniciar os estudos, que devem tomar como base seleções anteriores.
A ARIAN Consultoria Marítima e Offshore disponibiliza aos interessados em realizar os cursos, os processos seletivos anteriores prestados para o CFAQ, ASOM/N e EFOMM, além de uma apostila de estudo preparatória para as provas, que atenda as exigências dos concursos. Enviamos junto com as provas anteriores o cronograma geral dos cursos realizados em todo Brasil.